Unicef renova mandato de João Vitor | 0 comentário |
Vem Aí
Publicado em 23/02/2024 01:28
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) renovou o mandato de Conselheiro Jovem do estudante e influenciador digital João Vitor de Paiva Bittencourt. Ele é o primeiro integrante do Conselho Consultivo de Adolescentes e Jovens do Unicef no Brasil com a síndrome de Down.
No primeiro ano como conselheiro, JVdepaiva, como é conhecido, levou propostas e o olhar diferenciado das pessoas com deficiência para debate. Recebeu elogios pela participação e dedicação.
João Vitor é o primeiro aluno com a trissomia 21 no curso de Educação Física da PUC-Goiás - está no sétimo período e deve formar no fim de 2024. Nas redes sociais, tem mais de 530 mil seguidores no Instagram e 265 mil no Tik Tok. Como ativista pela inclusão, é a principal referência da sindrome de Down no Brasil e faz palestras sobre o combate ao preconceito, o capacitismo e a discriminação.
O trabalho dele nas redes, em palestras e participação em eventos pela desconstrução do preconceito, o empoderamento de pessoas com deficiência e a ampliação da representativa é reconhecido por todo o país.
O Instituto Mano Down o apontou como um dos cinco mais importantes influenciadores com deficiência no Brasil. Em 2023, a Câmara dos Deputados o homenageou no Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência.
JVdePaiva é também um dos protagonistas do filme Colegas e o herdeiro, do premiado diretor Marcelo Galvão, que tem um elenco formado por atores com a síndrome.