site logo
 

PUBLICIDADE Fechar[x]

img

Entrevista: Leandro Karnal fala sobre espetáculo em Goiânia0 comentário

Entrevista

Publicado em 29/05/2023 18:08

 

Foto: Danilo Borges

 

Leandro Karnal apresentará em Goiânia o espetáculo "Prazer Karnal - 0 Show", no dia 31 de maio (quarta-feira), às 20 horas, no Teatro Rio Vermelho. Os ingressos custam a partir de R$ 70,00 e podem ser comprados pelo site Sympla. Conversamos com ele sobre o espetáculo, política e outros projetos. Aperte o play e confira!


Confira na íntegra




O espetáculo "Prazer, Karnal" traz a vida para a filosofia ou a filosofia para a vida?

Eu não sei dizer se é filosofia para a vida ou a vida para filosofia, porque a filosofia não exclui a vida, não exclui nada do que a gente faça, mas é a tentativa sempre de mostrar que toda escolha que eu faço, consciente ou não, ela contém um debate filosófico sobre o valor, sobre ética e assim por diante. A grande questão para mim é fazer a ponte, a ponte entre as pessoas que não são formadas profissionalmente numa área de humanas para o grande prazer de pensar, o prazer de conhecer, o prazer de melhorar seu senso crítico. Por isso eu acho que mais do que trazer para a vida é mostrar a vida das coisas e a vida das coisas é a consciência. Uma vida não examinada, pensavam os gregos, não é uma vida que vale a pena ser vivida. Então o espetáculo “Prazer, Karnal” é uma tentativa de dar vida à vida das pessoas ou de fazê-las pensar sobre si, não de mostrar um caminho, mas fazer com que cada um eleja seus próprios valores a partir de escolhas éticas, escolhas críticas.


Quem lê os seus livros, acompanha o seu perfil no Instagram e o seu trabalho sabe que a busca por uma linguagem acessível e o toque de humor são algumas de suas características. No espetáculo também será assim?

Sim, a grande marca que eu tenho na sala de aula, quando eu fui professor de Ensino Médio por 20 anos, professor universitário por mais de 30, eu tenho uma característica que é buscar humor como porta de acesso à sedução que é o conhecimento. O espetáculo é marcado pelo humor. As pessoas riem muito, mas eu não sou um stand up show. Eu não estou ali só para fazer rir, eu quero o humor como ferramenta para pensar. Meu objetivo não é fazer as pessoas relaxarem rindo durante 2 horas, mas é fazer com que as pessoas tenham acesso ao humor como uma chave de acesso ao conhecimento. Eu busco o conhecimento. É a maneira mais rápida de acessar a cabeça das pessoas, conseguir o afeto delas, atenção e a adesão é através do humor. Então eu acredito mesmo, no espetáculo ou na sala de aula, que humor é uma chave fundamental de obter acesso ao conhecimento.


Em 2019 você esteve em Goiânia para ministrar palestra no Flamboyant Shopping. No ano seguinte houve eleição municipal, três anos depois estadual e federal. Naquela época você disse que quem ganhasse ou perdesse não afetaria a sua vida. Hoje você continua pensando assim?

É preciso dizer que a política é fundamental ela decide muita coisa no cotidiano, mas que raramente a nossa vida é afetada pelas macro decisões políticas. É claro que não é uma diminuição do fenômeno político, que Aristóteles associa à felicidade humana, à ética, inclusive, mas a pergunta é a seguinte: em relação aos seus grandes desafios, família, emprego etc., houve uma mudança significativa em função das Eleições? Você alterou o seu trajeto para o trabalho, os seus gastos em função das Eleições? Eu sei que muita gente vai dizer, invocando inclusive o operário do Brecht, que faz perguntas que toda essa alienação política é origem da injustiça e assim por diante. Eu acredito nisso, mas a grande questão é que a macro política tem sua importância, mas a micropolítica ela é muito mais importante para mim do que essa macro política, então à existência do Papa para usar uma metáfora afeta um pouco menos a minha vida do que a atitude do padre em relação ao batizado do meu filho. A Eleição de um Presidente certamente é fundamental, ela é simbólica, como tem sido as últimas eleições, são muito simbólicas, mas é muito importante como o policial da minha rua, como o guarda, que podem ser afetados pela macro política, como eles vão interagir comigo. A política direta que me atinge, a microfísica do poder, usando a expressão do Foucault, diz respeito à concepção de família, como é que eu vivo dentro do condomínio, como eu faço a gestão, por exemplo, de poder dentro da empresa, e eu tenho muita atenção a isto. A minha expressão não é uma diminuição da criança na política. É que desde que eu comecei a trabalhar como professor durante o regime militar, desde que eu comecei a pós-graduação durante a nova República, desde que eu comecei a ser professor, por exemplo, da Unicamp, já na era FHC, seguindo os governos seguintes, eu tive objetivos que tiveram que dialogar com decisões de Brasília, mas muito mais com decisões locais de Reitoria, de chefes de Departamento, do que com decisões de Brasília. Eu quero sempre mostrar que a ênfase que as pessoas dão a macro política é uma ênfase exagerada, ainda que seja importante a Eleição de um Presidente como fator simbólico, mas sinceramente o que mudou na sua vida nos últimos 6 meses em função das Eleições? Você teve um outro trajeto para o trabalho, a sua relação com seus filhos mudou e assim por diante. É isso que eu quero trazer à tona, não diminuir a macro política, mas chamar atenção para a microfísica do poder.


Além de viajar pelo País com as palestras e com a turnê do espetáculo, está trabalhando em algum novo projeto que possa contar?

Eu terminei um livro sobre preconceito, para a Companhia das Letras. Eu fiz um livro em conjunto com o professor Marcelo Gleiser sobre Ciência. Sou um autor muito requisitado para fazer prefácios, faço prefácios em grande quantidade. Nos últimos três anos, mais de 70 prefácios. Eu estou com uma ideia muito firme de escrever ficção. Estou preparando o segundo espetáculo, nos moldes que eu fiz o primeiro, mas com outro roteiro, outra perspectiva. Estou pensando também em me retirar durante alguns meses para estudar, para sair um pouco dessa roda viva de compromisso e poder estudar como eu fiz minha vida inteira. São alguns dos projetos que eu posso contar e tem dois ou três que ainda não posso, porque envolvem outras pessoas, mas envolve podcast com pessoas que eu respeito muito e outros projetos que não posso nem indicar ainda, mas eu estou aqui fervendo de ideias e de projetos para 2024 em diante.


Gostaria de convidar os leitores do site Arroz de Fyesta para "Prazer, Karnal" em Goiânia?

Queria convidar a todos os leitores do site Arroz de Fysta para o “Prazer, Karnal” em Goiânia. Uma chance de você pensar, se divertir, um programa individual, com seu par com família, pra você se dar uma chance de uma noite especial, uma noite estratégica para sair com ideias que não precisam concordar comigo, mas precisam pensar comigo, como já aconteceu em várias grandes capitais. Goiânia tem a chance de escolher um dia para pensar. Pensar significa exatamente tomar consciência. Pensar estrategicamente, tomar uma certa distância do cotidiano. Se os leitores do site Arroz de Fysta se dispuserem, será um grande prazer receber a todos na noite em Goiânia. Muito obrigado!


PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

[email protected]