site logo
 

PUBLICIDADE Fechar[x]

img

Governo cria Centro de Excelência em Inteligência Artificial0 comentário

Tecnologia

Tamanho da fonte A A

Publicado em 20/12/2019 08:55

Governador Ronaldo Caiado cria Centro de Excelência em Inteligência Artificial
 

Octacilio Queiroz


O Estado de Goiás terá um Centro de Excelência em Inteligência Artificial (Ceia). Em solenidade realizada no auditório Mauro Borges, o governador Ronaldo Caiado assinou um termo de cooperação com parceiros para a implantação do Ceia. O objetivo é executar projetos de inovação empresarial e também do setor público, além de capacitar professores, estudantes, consultores e empreendedores para o uso de novas tecnologias. O acordo envolve a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (Sedi) e a Universidade Federal de Goiás (UFG). 
 
 
A sede do Ceia será construída no subsolo do Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON), e contará com outros pontos de articulação. Dois, inclusive, já funcionam: o Núcleo de Desenvolvimento e de Práticas Experimentais, nos laboratórios do Instituto de Informática da UFG; e o Núcleo de Articulação Institucional e em Redes, no Parque Tecnológico Samambaia da UFG.
 
 
Titular da Sedi, Adriano da Rocha Lima explicou que o projeto vai ampliar a experiência que já vem sendo realizada nas duas unidades universitárias. Ele destacou o fato de estar tirando do papel um projeto que surgiu no início deste ano e a possibilidade de aproximar o setor produtivo do campo acadêmico, que gera conhecimento capaz de alavancar negócios. “Terão acesso todos os empreendedores que precisam que sua ideia se transforme em produto, e também as empresas de grande e médio portes, já consolidadas, que precisam inovar.”
 
 
A Fapeg vai destinar R$ 12 milhões para a estruturação do Centro de Excelência. O presidente da entidade, Robson Domingos pediu aos goianos que enxerguem a novidade como um grande hub de inovação “que vai interligar a sociedade, o governo e a indústria”. Já o coordenador do Ceia, Anderson da Silva Soares, destacou que Goiás lidera a inteligência artificial no Brasil. Tudo que foi desenvolvido nos laboratórios da UFG, exemplificou, atinge a vida de cerca de 47 milhões de pessoas. E agora essas ações serão multiplicadas. “É um dia histórico para Goiás”, resumiu sobre o lançamento.
 
 
A estimativa é que os parceiros invistam, ao longo dos próximos seis anos, algo em torno de R$ 50 milhões no Centro de Excelência em Inteligência Artificial. Tal recurso vai ajudar a promover a competitividade da unidade em escala global. Para o reitor da UFG, Edward Madureira, o Ceia é uma iniciativa que já nasce com grande potencial. “Goiás entra como um dos principais players”, salientou, ao ressaltar a importância da parceria com instituições de ensino superior. “Estamos plenamente a serviço do Estado de Goiás e prontas para atender qualquer desafio.”
 
 
Apostar na tecnologia como ferramenta para solucionar problemas gera outra demanda: a quebra de paradigmas dentro do próprio governo. A ideia é inovar de dentro para fora. O tema foi amplamente defendido durante discursos do governador Ronaldo Caiado e do secretário da Sedi, Adriano da Rocha Lima. Na visão de ambos, a inovação é a “bola da vez”, capaz de atrair empresas para o Estado. 
 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

[email protected]